Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade, num exercício de cidadania activa .
Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Semana da Saúde



Na semana de 9 a 14 de Maio que realizou-se, na Escola Secundária de Coruche, a Semana da Saúde, dirigida pelo grupo “Ciência Saudável” da turma do 12ºA, decorrente do seu projecto de Área de Projecto e Jovens Repórteres para o Ambiente.Esta semana teve como objectivos cativar a atenção da comunidade para questões de saúde pública, e sensibilizar para a prevenção de doenças com elevada incidência, não só no nosso país como também no nosso concelho.
Esta semana começou com um dia dedicado às doenças cancerígenas, com especial relevância para o cancro da mama, com a colaboração do “Projecto Appuc”. Neste dia também foram abordados o cancro do pulmão, da pele e colo-rectal, havendo a divulgação de todos com o objectivo de informar as pessoas para posterior prevenção dos mesmos. Na terça-feira, dia 10 de Maio, foi o dia em que se abordaram dois problemas que coabitam connosco todos os dias: os microrganismos e a poluição sonora. O grupo “Ciência Saudável” abordou o primeiro problema com a investigação “Microrganismos da Escola”. Acerca deste, apresentou todo o processo de recolha, contagem e tratamento dos resultados dos seus trabalhos. O grupo “Top Sound”, com a missão de alertar para a poluição sonora, realizou experiências no âmbito da propagação de ondas. O dia da contaminação das águas ficou a cargo do grupo “CSI Coruche” que realizou uma palestra sobre o Rio Sorraia e demonstrou as acções antrópicas que poluem os aquíferos. O grupo “Bioquimicamente Cozinhado” foi responsável pelo dia da alimentação saudável, quinta-feira, realizando um peddy-paper onde participaram os alunos do 9ºA. Esta semana acabou em grande, com o dia dos rastreios, realizados por alunos e professores da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa. Estiveram presentes as áreas de fisioterapia, cardiopneumologia e ortoprotesia, e podemos considerar que foi o ponto alto da semana, com uma enorme adesão e interesse da comunidade escolar. No Sábado procedeu-se a uma demonstração de salvamento aquático nas piscinas municipais com o objectivo de alertar e informar a população sobre o que fazer quando encontramos alguém em perigo dentro de água.
Mais uma vez, se notou grande adesão por parte da comunidade, o que vem realçar o interesse e o gosto por este tipo de iniciativas. Para além disto, é de realçar o efeito positivo que as parcerias com os vários grupos de área de projecto, não só da turma, mas também de outras turmas tiveram. O trabalho de equipa entre os vários grupos permitiu, não só reforçar a união e a cooperação, como também ajudar a cumprir todos os objectivos para esta semana.

Catarina Vitorino, Fábio Coelho, Henrique Peixoto, Sofia Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário