Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade, num exercício de cidadania activa .
Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Os Jovens podem ficar surdos?

Os problemas auditivos, podem aumentar gradualmente na população mais jovem.

Os jovens frequentam ambientes, como discotecas e bares, onde o nível de som é demasiado elevado, o que pode chegar a provocar dor e provocar danos no sistema auditivo e na qualidade de vida das pessoas.
Também em locais desportivos a intensidade sonora é elevada, como pudemos constatar com medições efectuadas no pavilhão desportivo de Coruche em momentos de treinos. Neste local a intensidade sonora variou entre, 70dB e os 85dB.
A treinadora de patinagem artística, Joaquina Deus, afirma que o ruído não cria qualquer tipo de barreira entre a treinadora e as atletas, mas que “o ruído do pavilhão é sempre prejudicial, por haver uma distracção constante, dos atletas, com o que se passa à sua volta…”. Pessoas que frequentam ambientes de demasiado ruído têm tendência a elevar o seu tom de voz facto também referido pela treinadora Joaquina Deus, “… essa é uma característica que tenho, o meu tom de voz já aumentou muito, as minhas cordas vocais estão muito desenvolvidas precisamente por eu ter de levantar o meu tom de voz…”.
Ao longo dos anos, com a intensa exposição ao som as pessoas poderão começar a ter alguns problemas físicos, como problemas no aparelho auditivo, no entanto, Joaquina Deus garante, “Durante estes anos, não conheço nenhuma criança que tivesse problemas de audição (...) ”. Apesar de não se conseguir atenuar o ruído dentro dos pavilhões, os pavilhões de Norte a Sul do País estão cada vez mais modernos.
O uso excessivo de “phones” pode ser bastante prejudicial na saúde dos jovens, tal como aconteceu ao guitarrista dos “The Who”, Pete Townshed, que fez um alerta a propósito da utilização deste equipamento. O músico garante que os seus problemas de audição foram causados pelos “phones” de ouvido que costumava usar nos estúdios de gravação. Pete ressalta que, tem um zumbido constante nos seus ouvidos. Perante este alerta não devemos ficar indiferentes e devemos tomar consciência do perigo que corremos diariamente, protegendo-nos e esclarecendo os outros para que, também eles, se possam proteger.

David Ribeiro, Filipe Parreira, Carlos Louro, João Póvoa – 12º A
Escola Secundária com 3º CEB de Coruche

Nenhum comentário:

Postar um comentário