Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade, num exercício de cidadania activa .
Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt

quarta-feira, 11 de maio de 2011







Já alguma vez pensaste o que pode existir nas casas de banho da tua escola? Embora estejam aparentemente limpas, há inúmeros microrganismos, como bactérias e fungos que, sendo invisíveis aos nossos olhos, existem e estão lá. O grupo Ciência Saudável, no âmbito da investigação “Microrganismos na Escola” decidiu investigar estes microrganismos, nomeadamente fungos. Foram recolhidos amostras de fungos em todas as casas de banho da escola, tendo como objectivo averiguar quais os locais mais livres de microrganismos, e seguros em termos de higiene. Uma elevada prevalência de certos microrganismos, ou de um grande número de espécies, em locais, como casas de banho, por exemplo, pode potenciar o risco de padecer de certas doenças ou infecções, causadas por estes fungos ou por bactérias. É importante investigar estas situações, de modo a poder prevenir estas potenciais epidemias, num local público, que é de acesso diário a centenas de pessoas, como é o caso da nossa escola.

Todas as recolhas foram efectuadas com o mesmo método, o método da estriagem, e que todas as colónias foram incubadas à temperatura ambiente no momento da sua recolha. O tempo de incubação foi de 7 dias.

Perante os resultados obtidos foi possível concluir sobre os locais mais ou menos higiénicos da escola. Para a lista abaixo, foram tidos em conta o número de colónias presentes nas amostras recolhidas, em conjunto com o número de colónias presentes em cada amostra.

Locais aparentemente mais problemáticos em termos de higiene:
• Bloco F WC masculino
• Bloco E WC feminino
• Bloco C WC feminino e masculino
• Bloco B WC masculino
• Balneário feminino e masculino

Locais aparentemente mais seguros em termos de higiene:
• Lavatórios do Bar
• WC masculino do Bar
• WC feminino e masculino do bloco A

Os locais aparentemente mais problemáticos em termos de higiene coincidem com os locais mais utilizados pelos alunos da escola. Ambas as casas de banho dos blocos E e F são únicas nesta zona e, portanto, são utilizadas pela maior parte dos alunos que têm aulas nestes dois blocos. A casa de banho do Bloco C está situada num ponto principal da escola, o átrio, sendo também muito frequentada. Os balneários apresentaram resultados preocupantes, uma vez que o ambiente no seu interior é extremamente abafado e húmido, o que cria condições óptimas ao desenvolvimento de fungos, para além disto, toda a sujidade inerente à prática da disciplina de Educação Física contribui para o desenvolvimento exagerado das colónias de fungos. Como medidas de solução para este problema, recomendamos a limpeza e a desinfecção destes locais de forma mais frequente utilizando, se possível, lixívia diluída em água quente, e tendo atenção à limpeza das torneiras, sanitas e autoclismos. Se possível, implementar autoclismos ou torneiras com sensores de movimento, de forma a evitar o contacto da pele com estes objectos.

Há que salvaguardar a fiabilidade destes resultados, pela análise dos meios de controlo. Estes foram realizados a 14/02/11 e foram observadas 2 colónias de espécies diferentes no primeiro ensaio, e 0 colónias do segundo ensaio. Pode-se concluir que não existiu contaminação que influenciasse os resultados das amostras recolhidas.

Como podemos concluir, nem sempre o mau cheiro ou a aparência da superfície da casa de banho são indicadores da higiene da mesma ou da presença de fungos, uma casa de banho bem cheirosa e aparentemente limpa, pode ser das mais problemáticas em termos de higiene e de contaminação, ao passo que um local aparentemente sujo pode ser mais seguro. O mau cheiro numa casa de banho é causado pela elevada concentração de metano e derivados de amónia, o que não está directamente relacionada com a quantidade de microrganismos da mesma.


12ºA


Catarina, Fábio, Henrique e Sofia
Escola Secundária com 3º CEB de Coruche

Nenhum comentário:

Postar um comentário