Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade, num exercício de cidadania activa .
Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Escola Electrão - Por um Futuro melhor

A escola secundária de Coruche recolheu, no passado dia 24 de Janeiro, 1842 toneladas de REEE (resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos) no âmbito do projecto escola electrão.

Este projecto consistiu na recolha dos REEE da região, desde os pequenos equipamentos eléctricos aos grandes electrodomésticos, com o objectivo principal de sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e a comunidade em geral no esforço global da reciclagem e valorização desta.
A dinamização deste projecto passou pela afixação de cartazes de divulgação, distribuição de panfletos informativos nos tabuleiros da cantina escolar e a colocação de pontos de recolha no espaço da escola.
Foi ainda organizada uma palestra com a finalidade de sensibilizar a comunidade para a importância de reciclagem dos REEE. Durante a palestra, o Engenheiro Guilherme Marcão salientou alguns dos perigos de abandonar os REEE uma vez que estes contêm substâncias tóxicas e cancerígenas que podem prejudicar a saúde humana. Estes resíduos devem ser colocados nos Pontos Electrão para serem encaminhados às unidades fabris especializadas no seu reaproveitamento sendo alguns transportados para outros países uma vez que Portugal não tem capacidades para tratar alguns destes resíduos.
Após esta recolha de resíduos segue-se uma entrega de prémios à escola que reuniu maior quantidade de resíduos,os quais pertencem a uma de 10 categorias: Grandes electrodomésticos; Pequenos electrodomésticos; Equipamentos informáticos e telecomunicações; Equipamentos de consumo Equipamentos de iluminação (todos os tipos de lâmpadas a excepção das incandescentes; Ferramentas eléctricas e electrónicas Brinquedos e equipamentos de desporto e lazer; Aparelhos médicos; Instrumentos de monitorização; Distribuidores automáticos.
Este foi o primeiro ano em que a Escola secundária participou, no entanto esperamos que tenha sido o ano de sensibilização e que nos próximos anos esta recolha ultrapasse largamente as toneladas de REEE recolhidos no presente ano lectivo.

Francisco Baptista, David Maximiano, Carlos Simões, Hugo Pereira – 12º A
Escola Secundária com 3º CEB de Coruche

Nenhum comentário:

Postar um comentário