Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade, num exercício de cidadania activa .
Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt

terça-feira, 3 de maio de 2011

Herdade dos Concelhos - Floresta Encantada

“Herdade dos Concelhos – Floresta Encantada”


Ao chegar à Herdade dos Concelhos sentimos todo o tipo de sensações. A paz está presente em todo o lado e é possível ouvir o chilrear das aves, o barulho do vento a atravessar as folhas dos pinheiros, dos sobreiros, das azinheiras, o som dos animais, o verde que se vê, o agradável cheiro do rosmaninho, da esteva… Todo este espaço desperta o nosso espírito!


Esta Herdade localiza-se no concelho de Coruche, na freguesia da Erra e é caracterizada pela sua vasta biodiversidade animal e vegetal.
Sendo uma floresta bem preservada podemos encontrar coelhos, lebres, javalis, porcos, e também várias espécies vegetais, como o pinheiro, a azinheira, a esteva, o carvalho e principalmente o sobreiro, espécie predominante neste ecossistema.
O sobreiro constitui-se como uma barreira contra a desertificação, uma vez que combate a erosão do solo, retendo humidade e protegendo-o do efeito do vento e do sol, permite, ainda, a sobrevivência de muitas espécies de fauna, como a águia, o sapo parteiro ibérico, o lince (algumas em perigo de extinção).
É neste equilíbrio com a natureza que somos invadidos pelo cheiro do rosmaninho, do alecrim, e que encontramos uns espargos iguais aos que são utilizados nas típicas migas de espargos de Coruche.
Observamos as abelhas que, de flor em flor, recolhem o pólen para fazer o mel, que nos adoça a boca e os sentidos.
Ao caminhar nesta floresta encontramos as pegadas dos javalis que ali vivem e procuram o seu alimento, e, por entre as estevas, um pequeno ser movimenta-se. Paramos e observamos e eis que voa uma linda perdiz.
Este é um local a preservar para que as gerações futuras possam desfrutar deste paraíso e para que todos possamos agradecer a esta floresta que durante muitos anos vai continuar a fixar carbono, contribuindo para evitar o aumento do efeito de estufa, vai continuar a ser a “casa” dos inúmeros seres que ali vivem; vai continuar a oferecer-nos o mel, o chá de rosmaninho e alecrim, a cortiça das rolhas das garrafas ou daqueles sapatos lindos de que tanto gostamos. Vai continuar a encantar-nos …








Maria Coutinho e Francisco Carvalho
Escola Secundária com 3º CEB de Coruche

Nenhum comentário:

Postar um comentário