Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade, num exercício de cidadania activa .
Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt

terça-feira, 3 de maio de 2011

Costa Vicentina - Paraíso Sustentável

A Costa Vicentina é, sem dúvida, um paraíso sustentável, não só por toda a sua beleza e harmonia, mas também pela preocupação ambiental que se observa.
A Costa Vicentina, localizada no sudoeste de Portugal, apresenta uma extensão de 110 km e é caracterizada pela sua enorme biodiversidade.
Na reserva natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina encontramos, para prazer dos nossos sentidos, uma mistura de vegetação mediterrânica, norte-atlântica e africana, sendo que as principais espécies aqui encontradas são o sobreiro, o medronheiro, o pinheiro-bravo, o eucalipto e até o carvalho cerquinho.
Também a fauna é diversificada, com mamíferos, como a lontra e o javali, aves, como a águia-pesqueira e a águia de bonelli, peixes, como o barbo-do-sul e muitas outras espécies animais.
Os vestígios históricos conduzem-nos até ao nosso passado, numa viagem inesquecível perfumada pela giesta e pelo mar.
Podemos praticar pedestrianismo, orientação, escalada, parapente, hipismo, canoagem, surf, windsurf, mergulho e BTT sem poluir o ambiente e se pôr em risco as espécies.
A Costa Vicentina permite-nos descansar e viver em harmonia com a natureza. Devemos, pois, preservá-la e desfrutá-la, sem esquecer que as gerações futuras também devem ter esse prazer.






Maria Clara Azevedo Coutinho
Escola Secundária com 3º CEB de Coruche

Nenhum comentário:

Postar um comentário